Ela é mãe como eu; como você

A&Extra
Por AE Brasil el 03 de November de 2022 a las 20:49 HS
Ela é mãe como eu; como você-0

Por Nanna Pretto

 

Hoje é celebrado o Dia Internacional com Síndrome de Down. E, apesar de eu não gostar dessas datas rotuladas (celebrar? Comemorar?), procuro olhá-las como um momento para pararmos e pensarmos como deve ser a vida das pessoas, das mães e da família. Com down ou com qualquer outra síndrome que seja digna –ou não- de ter um dia internacional dedicado a ela.

Acho que ninguém recebe essa notícia e pensa: “UAU, eu terei com filho com 47 cromossomos! Que demais!”

Mas, e aí? Vida que segue, eu diria. Você tem a chance de tomar para si o desafio de ser mãe de uma criança com down ou nunca reconhecer esse cromossomozinho a mais que apareceu por aí. E, assim, fazer da vida dessa criança, literalmente, uma vida especial (daquelas que merecem viver numa bolha e ter tudinho selecionado, pré-moldado e projetado para ela). 

Eu não posso palpitar ou julgar ninguém, até porque aqui em casa meus filhos vieram com os 46 cromossomos (como a maioria da população).  Mas, imagino, que eu seria uma mãe ativista, daquelas que exigem igualdade, presença nas escolas, que luta contra a discriminação, mimimis ou protecionismos. Assim como eu sou com os meus dois meninos.

Acredito que eu teria muita afinidade com os ideais e princípios de mães de crianças com down que me enchem de orgulho cada vez que eu vejo uma foto, um post e a forma como elas educam os filhos. 

Uma mãe em particular, é uma inspiração para mim. Mylena, minha tia, é mãe de Bruna, minha prima. Eu queria ter muito mais contato com Bruninha, mas estou aqui em SP e ela em Salvador. Falo isso porque em cada oportunidade que tenho de encontrá-la, eu vejo como tia My come o pão que o diabo amassou para conter a euforia dessa adolescente linda, comunicativa, alegre e apaixonada. Bruninha fez 18 anos  e namora Alvinho. A relação dos dois é encantadora, ela quer beijar a boca, quer escrever cartas, quer sonhar acordada com a vida perfeita de um casal de namorados. Tal qual todas as meninas dessa idade.

Bruninha fez –e faz– tudo isso. E de boa, com as ressalvas e cuidados necessários que uma mãe tem que ter com qualquer adolescente de 18 anos. 

Eu não aguento o pique de minha prima, por exemplo, numa festa de casamento. Ela sabe todas as músicas baianas de cor, desce até o chão, dança pra se acabar e, danada, sempre quer pegar o buquê. No último que pegou, eu fui com ela deixar o ramalhete de flores no pé do altar da igreja e ela, além de pedir para casar com Alvinho (claaaroooo), pediu para conhecer a Milly, da Chiquititas.

Eu fico pensando que os desafios de tia My como mãe são iguais aos meus: de criar filhos para o mundo. Com a ressalva que ela ainda precisa lidar com pessoas sem noção, com escolas preconceituosas, com olhares tortos e com gente chata que acha que toda criança com down tem que ser especial. Todo filho é especial, gente!

Deve ser muito chato viver nos holofotes da censura e do preconceito. Deve ser um saco ter que explicar, o tempo todo, que existe felicidade, existe amor, existe orgulho, existe problema... como em toda família. Sem tirar nem por. 

Aliás, podemos colocar uma dose mais de amor nas famílias com crianças com down. Pois, pelo que eu sei, elas são extremamente mais afetivas. E talvez essa seja a única coisa que eu possa afirmar, pois Bruninha, quando a gente se encontra, é só alegria!

Se você quer saber todas as dicas de maternidade e acompanhar a coluna da Nanna, acesse meulifetime.com e siga no Facebook

 


 

Nanna Pretto é jornalista, baiana, casada com paulista e mãe de dois meninos.Nana é uma blogueira convidada do Momento Lifetime e autora do blog Dica de Mãe, que deu origem ao livro “101 coisas que você precisa fazer com seus filhos antes que eles cresçam”.
É corredora há mais de 15 anos e tenta fazer da ioga e do ballet um hábito. Ama seriados, reality shows e reprises de filmes.

FACEBOOK: dicademae / nannapretto
INSTAGRAM: @dica_de_mae | TWITTER: @dica_de_mae