Reino Unido vai isolar extremistas islâmicos nas prisões

A&E Extras
Por AE Brasil el 03 de November de 2022 a las 20:49 HS
Reino Unido vai isolar extremistas islâmicos nas prisões-0

O objetivo da medida seria limitar a capacidade dos extremistas de radicalizar outros detentos e reduzir a disseminação destas ideologias dentro da população carcerária em geral.

Opositores da medida dizem que política semelhante foi adotada nos anos 1980 na Irlanda do Norte e não funcionou. Na época, as unidades especiais separaram os prisioneiros paramilitares (tanto do lado republicano quanto do campo legalista) dos outros presos, mas estes acabaram se organizando dentro do sistema, trocando ideias e criando novas redes. 

Além disso, a decisão é delicada porque pode ser considerada um ato de discriminação dentro dos presídios de segurança máxima e os próprios agentes temem que sejam considerados racistas ao identificarem e separarem os extremistas. A Ministra da Justiça britânica, Liz Truss, no entanto, garante que os agentes estão serão devidamente treinados para superarem este receio e atarem com autoridade para extirpar a radicalização de detentos.

Truss declarou também ter aprendido a lição com o caso da Irlanda do Norte e disse que os riscos dos extremistas separados criarem novas redes seriam administrados graças à criação de pequenas unidades dentro de prisões já existentes, afirmou, e ao estabelecimento de um novo diretório de segurança e de contraterrorismo que impediria a colaboração entre prisioneiros.

Fonte: Revista Exame
Imagem:Txking/Shutterstock.com