11 sinais que indicavam que uma pessoa era uma bruxa

A&Extras
Por AE Brasil el 03 de November de 2022 a las 20:49 HS
11 sinais que indicavam que uma pessoa era uma bruxa-0

Nos séculos XVI e XVII, principalmente, muita gente ardeu na fogueira, foi enforcada ou recebeu outras sentenças terríveis por acusações de magia negra ou envolvimento com o diabo. Era o auge da época que ficou conhecida como Caça às Bruxas, especialmente na Europa. Para ser considerada uma bruxa, no entanto, não era necessário muito.

 

Abaixo, listamos alguns requisitos que poderiam fazer uma pessoa ir à julgamento por bruxaria. Veja abaixo se você correria algum risco.

 

1. Você é uma mulher

 

Você é do sexo feminino? Caso sim, provavelmente, você poderia ser uma das muitas "noivas" do diabo. Desde o período medieval, o feminino tem sido associado à bruxaria. Por milhares de anos, as pessoas acreditaram que as mulheres seriam mais suscetíveis a pecar, e o pecado é uma indicação clara de adoração ao diabo. Em Salem, 13 mulheres e cinco homens foram condenados por prática de bruxaria. Historicamente, os números indicam que existiram um número muito mais alto de acusações desse tipo contra mulheres em comparação aos homens. 

 

2. Você é pobre ou não consegue se sustentar financeiramente

 

Pobres, sem-teto e aqueles forçados a contar com ajuda da comunidade estavam entre os mais vulneráveis a sofrer acusações de feitiçaria. Sarah Good foi enforcada em 1692 porque ela não agradava à vizinhança, pois vagava de porta em porta pedindo comida.

 

3. Você tem dinheiro ou é financeiramente independente

 

Mulheres adultas que viviam sem qualquer ajuda financeira, ou supervisão de um homem, eram sinal de alarme. Esse tipo de mulher era isolada da comunidade até ser presa e levada a julgamento. Entre 1620 e 1725, as mulheres sem irmãos ou filhos para compartilhar a sua herança formavam 89% dos casos de bruxaria na Nova Inglaterra.

 

4. Ter uma ou muitas amigas 

 

Um grupo de mulheres que está sem nenhum acompanhante do sexo masculino só poderia estar fazendo uma única coisa em uma época de caça às bruxas: adorando o diabo.

 

5. Ter uma discussão ou briga com alguém

 

A coisa importante a lembrar é que qualquer pessoa poderia acusar qualquer um de bruxaria. E todo mundo fazia isso. Se você era acusado de prática de bruxaria, de repente você escutava histórias de que teriam visto você voando pelado numa vassoura, feita de orelhas de um amante amaldiçoado, ou histórias para lá de mirabolantes.

 

6. Ser uma mulher idosa

 

Mulheres idosas, casadas ou não, eram extremamente vulneráveis a acusações de bruxarias. Rebecca Nurse era uma senhora inválida de 70 anos, acusada por conta de uma disputa de vizinhos. Aos 71 anos, ela se tornou a mulher mais velha julgada e condenada à morte por ser uma bruxa.

 

7. Trabalhar como parteira

 

O escritor Joel Southern simplificou muito bem o que o trabalho de uma parteira representava: "a idade de uma parteira, o status social e civil, sua autonomia, as influências pagãs, o conhecimento secreto de ervas e, o mais importante, a difamação de sua profissão como impura e degradante, serviu para demonizar a parteira. Em suma, a parteira representava tudo o que a Igreja temia."

 

8. Você tem um sinal de nascença, uma verruga, um terceiro mamilo

 

Qualquer um destes sinais no corpo poderia ser interpretado como uma marca do diabo. Este também seria o local onde um animal da bruxa - um gato, uma cobra ou um cachorro - une-se à bruxa para beber o sangue dela.

 

9. É casada e tem muitos filhos

 

Se você tem um útero extremamente fértil é sinal de que só pode ser o resultado de uma magia negra. Acrescente a isso que um jovem casal nas proximidades não consegue conceber, você certamente está "roubando" os bebês que seriam deles. Tudo isso só está acontecendo porque você é uma bruxa.

 

10. Você é casada e tem poucos filhos ou nenhum

 

O diabo amaldiçoou o seu ventre profano com a infertilidade. Além disso, se os seus vizinhos e seus seis filhos estão sofrendo de qualquer forma, eles quase certamente acreditam que tudo é por causa dos ciúmes de quem vive ao lado deles, que lançou uma feitiço na casa.

 

11. Tentativa de prever a identidade do futuro marido

 

Já sonhou alguma vez com a sua alma gêmea? Já escreveu seu nome em letra cursiva no seu caderno? Então, como Tituba, uma escrava que viveu em Salem, esse tipo de coisa poderia ser interpretada como bruxaria. Tituba incentivou as jovens a prever as identidades de seus futuros maridos e tornou-se a primeira mulher em Salem a ser acusada de bruxaria.  

 


Fonte: Mental Floss

Imagem: MaxShutter/Shutterstock.com