10 dicas para sobreviver aos perigos da mata selvagem

A&Extras
Por AE Brasil el 03 de November de 2022 a las 20:49 HS
10 dicas para sobreviver aos perigos da mata selvagem-0

Você já teve aquele sonho – na verdade, pesadelo – em  que de repente se vê perdido no meio da mata fechada, longe de qualquer sinal de civilização, cercado somente de árvores e feras selvagens? 


Pois saiba que, por mais improvável que pareça, essa não é uma situação tão difícil de acontecer. 


Só no estado de São Paulo, mais de 60 pessoas se perdem em reservas florestais todos os anos. Os motivos para isso são os mais casuais: às vezes um simples desvio de uma trilha que leva a uma cachoeira, por exemplo, pode obrigar uma pessoa comum a ter que enfrentar os perigos da mata selvagem por dias e dias! 


Se por acaso isso acontecesse com você, qual seria a atitude correta a tomar? Você acha que tem as habilidades necessárias para sobreviver a um desafio desse tamanho?


Na dúvida, preparamos algumas dicas que podem ser bem úteis. 


1. Não entre em pânico
– Esse é o passo fundamental para sobreviver bem no meio do mato. Manter-se centrado, calmo, saber que uma hora o resgate virá, ajuda bastante a encontrar a frieza necessária para tomar as atitudes corretas. 


2. 
Trate de buscar água potável – A desidratação é uma das principais ameaças para quem se perde na floresta. A dica é buscar córregos e rios limpos. Dá para aproveitar água da chuva também, usando folhas para reter o líquido. 


3. 
Evite ficar andando para cima e para baixo – Na ânsia de encontrar uma saída, é comum as pessoas saírem andando de um lado para outro e acabarem entrando ainda mais na mata fechada. O ideal é delimitar uma pequena área e centrar as energias em encontrar água e alimento. 


4. 
Não se locomova à noite – Depois que o sol se põe os predadores saem de suas tocas. Não fique dando sopa na área, mesmo que você tenha uma lanterna. 


5. 
Providencie um abrigo – O ideal é encontrar um espaço mais aberto onde dê para improvisar uma cabana qualquer – mesmo que bastante rudimentar. Use galhos, folhas, fibra, cascas e tudo mais que tiver à disposição. Importante é estar protegido de animais e da chuva o máximo possível.


6. 
Tente acender uma fogueira – Outra atitude recomendada é tentar acender uma fogueira. Cave um buraco e preencha com galhos, folhagens e troncos secos que achar pela floresta. Para obter a chama, faça um pequeno ninho com folhagem bem seca, e sobre ele, friccione um galho e uma base de madeira até perceber a primeira faísca.  


7. 
Mantenha a higiene – Tome banho sempre que puder, e fique de olho em ferimentos que possam infeccionar. É importante dar uma atenção especial aos pés, já que você irá precisar bastante deles. 


8. 
Cuidado com o que come – Na floresta, nem tudo que parece apetitoso é recomendável. Observe os frutos que outros animais comem  - esses têm menos chances de serem venenosos. Raízes e brotos tendem a ser mais suaves. 


9. 
Desvie de animais perigosos – Ande sempre com uma vara ou qualquer tipo de objeto que possa ser usado como mecanismo de defesa em caso de ataque de animais. Evite descansar em troncos caídos – esses lugares são os preferidos de cobras e escorpiões. Não enfie a mão em buracos e sacuda sempre roupas e sapatos antes de vesti-los. Evite coçar as picadas de inseto para evitar infecções. 


10. 
Envie sinais – Solte um pedido de socorro de vez em quando, afinal nem sempre dá para saber quando há alguém por perto. No caminho que você percorrer, procure quebrar galhos ou deixar algum sinal da sua passagem, para se familiarizar com o espaço.

 

Não perca a estreia de SEM VOLTA, sexta, 24 de março, às 23h15. 

 

 


Fonte: Mundo Estranho
Imagem: Shutterstock