45 anos do Massacre de Munique – um dos episódios mais violentos da história do esporte

A&Extras
Por AE Brasil el 03 de November de 2022 a las 20:49 HS
45 anos do Massacre de Munique – um dos episódios mais violentos da história do esporte-0

Há exatos 45 anos, no dia 5 de setembro de 1972, o mundo assistiu, em choque, a um dos episódios mais violentos da história do esporte. Oito jovens palestinos invadiram a vila olímpica em Munique, na Alemanha, e fizeram 11 atletas israelenses de refém. 


Tudo isso durante os Jogos Olímpicos daquele ano, numa Alemanha que ainda lutava para crescer e se modernizar depois dos estragos causados pela Segunda Guerra Mundial. 


A ideia dos terroristas do grupo Setembro Negro, ligado à Organização para a Libertação da Palestina (OLP), era lançar uma ofensiva contra o seu maior inimigo, Israel, num dos eventos de maior notoriedade do planeta. 


O grupo exigia a libertação de 200 árabes presos em Israel. A moeda de troca era a vida dos atletas. 


Lembre-se de que apenas cinco anos antes deste episódio, Israel havia vencido a Guerra dos Seis Dias (1967) e anexou a Cisjordânia e a Faixa de Gaza ao seu território. 


O episódio todo é bastante estranho. Primeiro, o governo israelense se negou a negociar com os terroristas. Do outro lado, os alemães se apressaram em atender às exigências, mas com um plano secreto na manga – que deu muito errado. 


As negociações começaram assim que  os primeiros disparos contra os atletas israelenses foram ouvidos. Os terroristas queriam um avião para o Egito, para onde levariam também os reféns – e foram atendidos. O plano dos alemães era levar o grupo de helicóptero até uma uma base militar a oeste de Munique e de lá lançar uma ofensiva para barrar a ação dos sequestradores. 


Durante a inspeção feita no avião que os levaria ao Cairo, os palestinos desconfiaram de tanta benevolência. A polícia alemã atacou o grupo. Só que a ação foi descuidada, e alguns militantes do Setembro Negro escaparam. 


Foi nesse momento que a tragédia se tornou ainda pior. 


Um dos terroristas, desesperado, lançou uma granada no helicóptero aonde estavam os atletas sequestrados. Todos morreram. 

45 anos do Massacre de Munique – um dos episódios mais violentos da história do esporte - 1

No total, entre terroristas, policiais e atletas, 19 pessoas perderam a vida. 


Os jogos, que contaram com a presença de sete mil atletas de 122 países, foram suspensos por 34 horas. A delegação israelense se retirou em 7 de setembro com os corpos dos participantes mortos. 


Depois disso, Israel lançou a operação “Ira de Deus”, para caçar e matar todos os terroristas do Setembro Negro – o que se estendeu por quase oito anos.

 

Não perca os novos episódios de NCIS: NOVA ORLEANS. Sábado, às 21h35.

 

 


Fonte: Carta Capital
Imagem: Wikipedia Commons e The Times os Israel