5 casos médicos bizarros que você nunca ouviu falar

A&Extras
Por AE Brasil el 03 de November de 2022 a las 20:49 HS
5 casos médicos bizarros que você nunca ouviu falar-0

Quando pensamos que já ouvimos falar das mais diferentes síndromes, a mente humana sempre pode surpreender.

 

Conheça abaixo cinco condições extremamente raras que podem afetar pessoas da noite para o dia e que fazem parte dos casos médicos mais bizarros já documentados.

 

Síndrome de Paris - foi verificada inicialmente em 1986 e, surpreendentemente, parece afetar mais mulheres japonesas na faixa dos 30 anos. Alguns viajantes simplesmente podem ter um colapso nervoso ao descobrir que a Cidade Luz não é todo aquele glamour esperado - pessoas lindas e finas, que vestem alta costura da cabeça aos pés pelas ruas. Quando o visitante vê o sonho esfacelar diante de sujeira, gente grosseira, mendigos e bêbados urinando nas esquinas, ele simplesmente não quer mais deixar o quarto do hotel. A única saída é antecipar a passagem de volta para casa o mais rápido possível. A síndrome foi identificada pela primeira vez por Hiroaki Ota, um psiquiatra japonês baseado em Paris. Estima-se que pouco mais de 10 pessoas sofram com a síndrome todo ano.

 

Síndrome de Couvade -  Este mal pode atingir alguns homens durante a gravidez de sua mulher. No geral, pode ser comparado a uma gravidez psicológica masculina, em que o homem pode apresentar sintomas como aumento de peso, enjoos, hipersensibilidade emocional e irritabilidade, cãibras, náuseas e tonturas, dores abdominais e rejeição ao sabor de certas comidas. Alguns dizem que sentem dores de parto mais intensas do que suas parceiras, apesar de não terem absolutamente nada no ventre. A síndrome pode aparecer por volta do terceiro mês de gestação da mulher ou próximo ao parto. A probabilidade que ocorra é entre 10% (gravidez é normal) e 25% (de risco). Acredita-se que alguns homens desenvolvam sintomas de gravidez também por sentirem ciúmes e temores pela chegada da criança e diante do estresse da situação toda. 

 

Leia também:

9 SITUAÇÕES BIZARRAS QUE MÉDICOS VIVERAM  NO PLANTÃO

SAIBA QUAL É A DOENÇA MAIS MORTAL DO PLANETA

 

Síndrome do Sotaque Estrangeiro - trata-se de uma síndrome raríssima com apenas 60 casos registrados no mundo.  O primeiro foi o de uma mulher atingida durante um bombardeio na Noruega, em 1941, que passou a falar norueguês com sotaque alemão. A condição pode ser causada por traumatismos, aneurismas e derrames. Minúsculas lesões em diversas áreas do cérebro podem alterar a capacidade de pronunciar palavras e a pessoa pode começar a falar diferente, com um sotaque que soa "estrangeiro". Diante da situação, o paciente pode sofrer de ansiedade social e ter medo de lugares públicos. No Brasil, o cantor Russo ficou conhecido por sofrer da Síndrome do Sotaque Estrangeiro.

 

Síndrome de Jerusalém - esse mal inclui ideias obsessivas em torno de temas religiosos, que podem levar a delírios ou surtos psicóticos desencadeados durante uma vista a um local religioso. Essa síndrome pode afetar pessoas de diferentes religiões e origens socioculturais. Um caso, frequentemente mencionado com respeito à síndrome ocorreu em 1969, quando um turista australiano, Michael Rohan, invadido por um sentimento de missão divina, colocou fogo na Mesquita de al-Aqsa. Seu gesto provocou uma revolta popular, e o incidente inspirou o filme The Jerusalem Syndrome. Em casos mais brandos (do tipo 3 da Síndrome de Jerusalém), a pessoa sente a necessidade de gritar salmos ou versículos da Bíblia, ou cantar hinos religiosos em altos brados. Geralmente, a cura ocorre quando a pessoa deixa a cidade.

 

A Síndrome da Redução Genital - quem sofre dessa condição acredita que seu pênis ou seios estão diminuindo. O paciente tem essa ilusão específica de que os órgãos genitais estão encolhendo, ou retraindo no corpo e isso levará à morte. Chamada de síndrome do Koro, de Jinjin Bemar, ou Suk Yeong, ela ocorre principalmente na China, Japão e Índia. De acordo com especialistas, é um distúrbio puramente psicológico, associado ao medo e à ansiedade, com aparecimento é repentino. Como o distúrbio é mental, o tratamento é feito através de acompanhamento psicológico e pode evoluir para medicação se for necessário.

 

 


Fontes: Superinteressante, HypeScience

Imagem: veleknez/Shutterstock.com