Conheça a Bíblia do Dêmônio, o livro gigante e sombrio escrito por Lúcifer

A&Extras
Por AE Brasil el 03 de November de 2022 a las 20:49 HS
Conheça a Bíblia do Dêmônio, o livro gigante e sombrio escrito por Lúcifer-0

O Codex Gigas é uma enorme Bíblia medieval, cuja autoria é um verdadeiro enigma para os especialistas, e, segundo diz a lenda, teria sido escrito pelo próprio Lúcifer, o anjo caído. Mas, além dos mitos, o Codex Gigas tem suas características impactantes, entre elas o seu tamanho de 92 x 50,5 x 22 cm, seu peso de 74 kg – o que significa que, para manipulá-lo, são necessárias, pelo menos, duas pessoas – e o diabo gigante que aparece desenhado em seu interior.

 

Os estudiosos do livro, que está atualmente na Biblioteca Nacional de Estocolmo, na Suécia, afirmam que o único autor das 624 páginas não mostra sinais de cansaço com o trabalho, o que poderia ser notado por sua caligrafia. Uma das lendas surgidas para explicar sua existência fala de um monge ao qual, por ter traído seus votos, foi-lhe imputado o castigo de escrever uma Bíblia em uma única noite ou ser executado no caso de falhar. O monge, incapaz de realizar a tarefa titânica, teria vendido sua alma ao diabo em troca de ajuda na sua empreitada. Lúcifer aceitou, e a prova dessa negociação peculiar é o desenho do diabo no interior do livro.

 

Conheça a Bíblia do Dêmônio, o livro gigante e sombrio escrito por Lúcifer - 1

 

Uma hipótese mais realista também aponta o monge como o autor, embora ele, sem a ajuda de Satanás, tenha precisado de cinco anos de total reclusão para escrever o Codex. Mas a ideia sempre recorrente é a do castigo: quase todas as teorias se referem à tarefa de escrever o livro como uma forma de redenção por causa de um pecado.

 

De qualquer modo, nenhuma das hipóteses formuladas pelos especialistas responde a todas as perguntas que o Codex Gigas suscita, como, por exemplo, o fato de um mesmo tipo de tinta ter sido utilizado por tanto tempo e a ausência de sinais de esgotamento por parte do autor. O livro gigante e sombrio contém uma versão do Antigo Testamento, além de obras do historiador Flavio Josefo, e teria sido elaborado em um monastério beneditino da Boêmia, no início do século XIII.

 


 

Fonte: ABC
Imagens: Shutterstock / Wikimedia Commons