As controversas clínicas de desintoxicação da Cientologia

A&Extras
Por AE Brasil el 03 de November de 2022 a las 20:49 HS
As controversas clínicas de desintoxicação da Cientologia-0

Na Espanha, mais precisamente em Madri e na Andaluzia, a Cientologia – cuja sede está na Flórida, EUA – tem acesso às clínicas de desintoxicação por meio de uma rede chamada Narconon.

 

O psicólogo e especialista em seitas Miguel Perlado afirmou que “a Cientologia é a religião que tem o maior número de processos em tribunais do mundo inteiro. Uma cifra muito maior que, por exemplo, a da Igreja Católica, apesar dos inúmeros casos de abusos sexuais. Um fato alarmante, se levarmos em consideração sua vida curta”.

 

No total, existem 150 clínicas Narconon de desintoxicação, um negócio que investe quantias incalculáveis de dinheiro em publicidade e reputação, por exemplo, nos principais sites de busca, onde é possível encontrá-las com cotações de 5 estrelas e depoimentos exagerados, que só relatam maravilhas.

 

Porém, as pessoas que passaram por esses centros de desintoxicação, ou as que conseguiram fugir, têm uma opinião muito diferente. Diante do fracasso de políticas públicas, milhares de famílias se endividam para poder pagar os tratamentos caros da Narconon, que dispensam qualquer medicamento ou supervisão profissional para ajudar seus pacientes.

 

Há muitas denúncias de maus-tratos, tortura e manipulação psicológica. De acordo com alguns especialistas, os métodos utilizados incluem a despersonalização do paciente, infantilizando-o até levá-lo ao desligamento com o mundo exterior.

 

Não perca os episódios inéditos da nova série “ESCRAVOS DA CIENTOLOGIA”. Toda terça, às 23h15, no A&E.