E agora, o que vai acontecer com Lula?

A&Extras
Por AE Brasil el 03 de November de 2022 a las 20:49 HS
E agora, o que vai acontecer com Lula? -0

Por unanimidade, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi condenado em segunda instância, no dia 24 de janeiro, a 12 anos e um mês de prisão. 

Mas isso não significa que Lula será preso imediatamente. Até isso acontecer, muita água pode rolar. 

Primeiro, a defesa do petista deve entrar com recurso na tentativa de esclarecer pontos do processo considerados obscuros. São os chamados “embargos declaratórios”. Até que esse recurso seja novamente julgado pela 8ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), Lula não pode ser preso.

A estimativa é que os julgamento dos recursos deva ocorrer em até 45 dias depois dos embargos serem esclarecidos - o que, por sua vez, pode levar de dois a três meses. Confirmado o entendimento, o mandato de prisão definitivo pode ser expedido. 

Mesmo que os embargos sejam rejeitados, os advogados de defesa do ex-presidente podem entrar com recursos especiais junto ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) e perante o Supremo Tribunal Federal (STF). 

Independentemente do caminho que a defesa do ex-presidente tomar, uma coisa é certa: a candidatura do ex-presidente às eleições de 2018 está cada vez mais distante.

 

Não perca a nova série O MISTÉRIO DAS 11 GAROTAS. Estreia sexta, 26 de janeiro, às 22h30.

 


Fonte: Veja 

Imagem: Shutterstock