Todos os horários
A&EXTRAS

É assim que as seitas captam seus adeptos

Segundo o psicoterapeuta espanhol especialista em seitas Miguel Perlado, as seitas são “grupos com uma estrutura hierárquica e piramidal com a presença de um guru carismático que exige uma dedicação e uma devoção do tipo exploradora”.

O especialista destaca que os momentos de crise econômica são propícios para esses tipos de grupos, que se disfarçam de associações new age destinadas ao crescimento espiritual ou técnicas de coach e autoajuda. Essas seitas modernas se caracterizam por contar com a presença de um “terapeuta” ou “curador” que, por meio do abuso psicológico, termina isolando os adeptos de seu círculo social, deixando-os à mercê de sua violência econômica, simbólica e, em casos extremos, física e sexual. 

Juantxo Domínguez, especialista em grupos sectários que preside a Rede de Prevenção Sectária e de Abuso de Fragilidade (RedUNE) acredita que, para que esses tipos de grupos deixem de proliferar, é necessário modificar as leis e introduzir legalmente o delito de abuso da fragilidade. 


Imagine passar dois meses dentro de uma cadeia nos EUA, como prisioneiro disfarçado. 60 DIAS INFILTRADOS NA PRISÃO - Sexta, 20h


Fonte: 20 minutos