Todos os horários
A&EXTRAS

Ele é um dos maiores assassinos de homens no mundo – e pode estar à espreita, esperando por você!

Um dos maiores assassinos do homem é discreto, silencioso e quase não dá sinais de que está à espreita. Até o final de 2019, é provável que ele inclua cerca de 70 mil indivíduos na sua mira, especialmente os mais velhos. Seu alvo preferido são os maiores de 65 anos. 

Não, não estamos falando de um serial killer que vaga pela noite em alguma cidade brasileira em busca de suas vítimas. 

O assassino aqui é outro: o câncer de próstata – o segundo que mais mata no país, ficando atrás apenas do câncer de pulmão. Por aqui, estima-se que nos anos de 2018 e 2019, 68.220 novos casos sejam diagnosticados. 

O câncer de próstata se desenvolve de forma lenta e quase não dá sinais de ocorrência. Muitas vezes, é descoberto em estágio avançado. Em casos mais graves, pode se espalhar pelo corpo e levar à morte. 

No Brasil, 90% dos casos acontecem em homens com mais de 55 anos. A estimativa é que um a cada seis desenvolvam a doença.  Portanto, se você faz parte desse grupo, corra para agendar uma consulta com seu urologista. 

A recomendação é que o exame que detecta o câncer seja feito pelo menos uma vez por ano. Apesar da alta incidência, é fácil de tratar. A taxa de cura chega a 90% entre os casos diagnosticados em fase inicial.

Só é preciso quebrar a barreira do preconceito. Muitos homens ainda resistem em ir ao médico com medo do exame prostático, o famoso “toque retal”. Esse procedimento é fundamental para detectar nódulos no local quando não são apontados nos exames de sangue (PSA).

“Já passou da hora de o homem quebrar essa barreira com o urologista. Ele não deve ter medo, já que, consultá-lo, significa evitar problema futuro. Nada de ter vergonha, se preciso, nada de contar aos amigos e ter de lidar com brincadeiras. Ninguém tem de saber. O fundamental é se conscientizar do valor de uma vida saudável, que requer prevenção”, explica o urologista Arnaldo Fazoli.

Por isso campanhas como Novembro Azul, que tentam alertar os homens da importância de fazer exames periodicamente. O câncer de próstata não pode ser prevenido, por isso é bom estar sempre alerta e fazer checkups anuais. Uma atenção especial deve ser dada a pessoas cujos parentes diretos  já tiveram a doença. 


Toda sexta, a partir das 20h40, tem dobradinha de NCIS: LOS ANGELES! Não perca!


Fonte: Uai