Essa campeã de artes marciais passou a treinar vítimas de maus-tratos

A&Extras
Por AE Brasil el 03 de November de 2022 a las 20:49 HS
Essa campeã de artes marciais passou a treinar vítimas de maus-tratos-0

Yohanna Alonso tinha 8 anos quando descobriu que gostava de esportes de contato. Após percorrer um longo caminho, começou a ensinar técnicas de contenção e defesa para mulheres que haviam sofrido abusos físicos e psicológicos. 

Ela ainda se lembra das palavras de seu pai. Durante sua juventude, ele dizia que, por ser mulher, ela deveria praticar ginástica rítmica e não boxe. Mas, aos 17 anos, conseguiu vencer a barreira patriarcal e se inscreveu no muay thai, inspirada pelos filmes de ação de Jean Claude Van Damme, que ela tanto gostava. 

Além de ser uma atleta de destaque, a mulher de 34 anos trabalha como guarda civil na cidade de Huelva, na Espanha. E foi graças a essa profissão que começou a ter contato com casos de violência de gênero. Nesse momento, concluiu que as ferramentas legais não eram suficientes para as mulheres que auxiliava, e começou a ensinar artes marciais a elas, para que pudessem se defender de seus agressores com seus próprios meios.

Devido à sua destreza, Yohanna consagrou-se duas vezes campeã do mundo de muay thai, considerado um dos esportes de contato mais agressivos, já que combina socos, chutes, joelhadas e cotoveladas. Em breve, ela começará a se preparar para o próximo campeonato, que acontecerá em 2019.


Nova temporada de BULL - toda quinta às 21h40


Fonte: El País | Imagem: Instagram/@yohannaalonso13