Fotógrafo recria as últimas refeições dos condenados à morte

A&Extras
Por AE Brasil el 03 de November de 2022 a las 20:49 HS
Fotógrafo recria as últimas refeições dos condenados à morte-0


A última refeição no corredor da morte mereceu a atenção das lentes do fotógrafo Henry Hargreaves, que recriou os pratos servidos aos prisioneiros antes da execução nos Estados Unidos em 2016 para sua nova série, "A Year of Killing" (Um Ano de Matança, em uma tradução livre). Foram reconstituídas as refeições derradeiras feitas em presídios como no Alabama, Florida, Georgia, Texas e Missouri. O trabalho é uma continuação de "No Collection", lançado por Hargreaves em 2011, que busca chamar a atenção para as mortes executadas pelo Estado norte-americano.  Em 2016, vinte pessoas foram executadas no país.

Fotógrafo recria as últimas refeições dos condenados à morte - 1

Hargreaves disse que decidiu voltar à série para enfatizar a quantidade de presos que morrem por causa da pena de morte. 
Fotógrafo recria as últimas refeições dos condenados à morte - 2


Enquanto seu trabalho anterior mostrou as refeições que presos fizeram nos últimos 40 anos, "A Year of Killing" mostra as refeições consumidas por prisioneiros mortos em 2016. 

Fotógrafo recria as últimas refeições dos condenados à morte - 3


Em seu trabalho, ele também destaca o tempo que os prisioneiros permanecem no corredor da morte antes de serem executados "mesmo quando há grande incerteza em torno de tantos casos", de acordo com o catálogo do seu novo trabalho.

Fotógrafo recria as últimas refeições dos condenados à morte - 4

"As execuções patrocinadas pelo Estado tornaram-se cada vez mais problemáticas devido à falta de acesso a medicamentos eficazes, aos preconceitos raciais e sociais e ao erro humano de atribuir culpas", disse Hargreaves ao site BuzzFeed News.

Fotógrafo recria as últimas refeições dos condenados à morte - 5

"As mortes seguem em um ritmo acelerado", continuou o fotógrafo. "Espero que isso ajude a informar melhor as pessoas sobre essa prática".

Fotógrafo recria as últimas refeições dos condenados à morte - 6


Hargreaves recriou as refeições com base em registros prisionais do que os presos pediram para sua última refeição. 

Fotógrafo recria as últimas refeições dos condenados à morte - 7


Alguns prisioneiros optaram por uma refeição especial, enquanto alguns simplesmente comeram o que a prisão oferecia no dia.

Fotógrafo recria as últimas refeições dos condenados à morte - 8

Junto com uma imagem da comida, Hargreaves também mostra o nome e a idade do preso, assim como o tempo aguardado no corredor da morte e o método da morte - no caso das últimas refeições, todos morreram por injeção letal.

Fotógrafo recria as últimas refeições dos condenados à morte - 9


Nos EUA, os prisioneiros condenados à morte esperam em média 18,5 anos no corredor da morte até a execução.
Fotógrafo recria as últimas refeições dos condenados à morte - 10


Hargreaves disse que usa o alimento como uma forma de mostrar a cultura, a vida e o mundo das pessoas através de uma lente diferente. 

Fotógrafo recria as últimas refeições dos condenados à morte - 11

 


Fonte: BuzzFeed

Imagens: Henry Hargreaves / Via ayearofkilling.com