Histórico e arrepiante: será realizado o primeiro transplante de cabeça

A&Extras
Por AE Brasil el 03 de November de 2022 a las 20:49 HS
Histórico e arrepiante: será realizado o primeiro transplante de cabeça-0

Valery Spidironov é um russo de 30 anos que está cansado de viver em seu corpo. Desde pequeno, ele sofre de amiotrofia muscular espinhal, que o manteve por toda a vida confinado a uma cadeira de rodas e que, dia a dia, avança com o prognóstico de tirar sua vida. Agora, ele está decidido a se entregar à ciência para que realizem nele um transplante de cabeça.

 

Sei que não tenho o direito de escolher o corpo no qual me colocarão. Peço apenas que seja um corpo de homem, alguém com morte cerebral e que tenha seus órgãos vitais saudáveis. Ou então um criminoso que tenha sido condenado à morte”, afirma Valery. O cirurgião italiano Sergio Canavero, diretor do Grupo de Neuromodulação Avançada de Turim, será o responsável pela operação, embora ainda haja impedimentos legais para que o procedimento seja levado adiante.

Histórico e arrepiante: será realizado o primeiro transplante de cabeça - 1

A operação será um sucesso aconteça o que acontecer: ou consigo um corpo saudável ou contribuirei com dados muito importantes para a ciência”, comentou Valery, que afirma não ter dinheiro para realizar a cirurgia, mas se oferece como voluntário para que a ciência possa testar esse experimento com ele.

 

Apesar de a Igreja Ortodoxa Russa se opor e o presidente Vladimir Putin ainda não ter eliminado as barreiras legais para que a operação seja realizada, o Dr. Canavero está disposto a reunir uma equipe internacional de médicos da China, Coreia do Sul e Rússia para dar início ao planejamento da cirurgia.

 


FONTE: www.elmundo.es

IMAGEN: www.elmundo.es, www.dailymail.co.uk