Todos os horários
A&EXTRAS

Julgamento de El Chapo nos EUA começará em poucos dias

Em poucas semanas começará o julgamento de um dos maiores traficantes do mundo. O juiz encarregado da causa anunciou que Joaquín el Chapo Guzmán enfrentará a justiça em 5 de novembro, ainda que seus advogados assegurem que não estão prontos para defendê-lo. 

O criminoso mexicano é acusado de 17 delitos, incluindo o envio de mais de 200 toneladas de cocaína aos Estados Unidos, como chefe do Cartel de Sinaloa. Por isso, enfrenta a possibilidade de ser sentenciado à prisão perpétua se considerado culpado. Estima-se que todo o processo durará cerca de quatro meses. 

O advogado de defesa Jeffrey Lichtman pediu para adiar o julgamento para que ele pudesse examinar os milhares de documentos, fotos e vídeos apresentados pelo governo dos Estados Unidos como evidência. Apesar do pedido, o juiz Cogan negou pela segunda vez essa possibilidade e solicitou que o advogado não voltasse a fazer o pedido. 

No momento, um enorme segredo ronda o processo judicial contra el Chapo, autor de espetaculares fugas de prisões mexicanas, e responsável, segundo a promotoria, por centenas de ações violentas, incluindo assassinatos e sequestros. O júri, que será escolhido em uma seleção inicial de mil pessoas, será anônimo e ninguém saberá os nomes de seus integrantes nem suas profissões e nem onde moram.

 


 

Fonte: Huffpost | Imagem:  Immigration and Customs Enforcement/Servicio de Inmigración y Control de Aduanas de los Estados Unidos -  via Wikimedia Commons