Líder da Cientologia atuou como agente duplo para os EUA e para a Rússia

A&Extras
Por AE Brasil el 03 de November de 2022 a las 20:49 HS
Líder da Cientologia atuou como agente duplo para os EUA e para a Rússia-0

VEJA TAMBÉM: 5 FAMOSOS DA CIENTOLGIA

 

O líder supremo da Cientologia, L. Ron Hubbard, atuou como agente duplo para o FBI e para a KGB durante a Guerra Fria. 

O fato foi revelado depois que o site RadarOnline.com obteve acesso exclusivo a documentos do FBI que mostram como Hubbard levava e trazia informações para a KGB - a polícia secreta russa. 

Mas não é só isso. O dossiê mostra também que Hubbard se interessou em aprender técnicas de lavagem cerebral com os russos, chegando a administrar substâncias em algumas cobaias humanas – e não é de hoje que a Cientologia é acusada dessa prática, mas até agora nunca conseguiram provar.  

Em um relato elaborado em julho de 1975, o FBI descreve como uma família viu um dos seus membros mudar radicalmente de personalidade depois de ser cooptado e “hipnotizado” pela igreja. 

Em outro, a agência de investigação revela o conteúdo de uma carta recebida em 1989 que narra a perseguição terrível sofrida pelas pessoas que tentaram deixar a igreja. 

“Muitas delas estão escondidas, temendo pela própria vida... muitas outras estão aterrorizadas pela narrativa paranoica imposta pelo fundador da igreja”, diz a carta. 

Hubbard foi contratado na década de 1950 pelo legendário líder do FBI, J. Edgar Hoover. 

Alguns anos mais tarde, o governo americano começou a receber reclamações dos agentes, cidadãos e políticos a respeito das práticas da Cientologia. 

Foi o próprio filho de Hubbard, L. Ron Hubbard Jr., quem revelou ao FBI que o pai também trabalhava para a KGB. 

Pouco depois disso, ele renegou o pai, deixou a igreja e mudou seu nome para Ronald DeWolf.

Para os seguidores de Hubbard, que o enxergam como um deus puro e infalível, a notícia caiu como uma bomba. Uma fonte secreta disse que “até mesmo celebridades cientologistas, como Tom Cruise e Kirstie Alley, vão ter que perceber que tudo que eles acreditam foi construído com base em uma mentira”.  

Acesse os documentos (em inglês).

 

Não perca a nova temporada de ESCRAVOS DA CIENTOLOGIA. Toda quarta, às 20h50.

 

 


Fonte: RadarOnline.com 

Imagem: Wikipedia Commons