Mogli da vida real: conheça a criança que sobreviveu por 8 meses na mata selvagem

A&Extras
Por AE Brasil el 03 de November de 2022 a las 20:49 HS
Mogli da vida real: conheça a criança que sobreviveu por 8 meses na mata selvagem-0

O que descreveremos é real e aconteceu nas remotas ilhas de São Tomé e Príncipe, na costa oeste da África. 

 

O pequeno Fernando Neves Umbelino tinha apenas 8 anos quando se tornou protagonista de uma história incrível. 

 

Era a primeira vez na sua vida que via um boi (que são raros no local onde vive). Fascinado, viu o animal enfiar-se mata adentro e resolveu segui-lo. Em um dado momento, percebeu que tinha caminhado por muito tempo e estava ali sozinho, cercado pelo desconhecido, completamente abandonado, sem ter ideia de como voltar para casa.

 

Com o passar das horas, a família começou a sair desesperada à sua procura. Nada. Foram dias, semanas, meses sem qualquer notícia de Fernando. As buscas foram encerradas depois de 20 dias. 

 

Em meio à mata, o pequeno de 8 anos tentava, em vão, achar o caminho de volta para casa. Comia o que parecia familiar, buscava abrigo entre as pedras e, por fim, acabou fazendo amizade com um macaco – parece ou não parece ficção? 

 

O animal, conta ele, não saía do lado. Às vezes até trazia coco verde, do qual Fernando se alimentava da polpa e bebia a água.  

 

Durante 8 meses – 240 dias! – Fernando viveu completamente sozinho, à mercê das ameaças da floresta, das doenças tropicais, das chuvas e do sol causticante. Talvez a chave para a sobrevivência de uma criança de 8 anos numa mata completamente selvagem tenha sido, segundo sua mãe, Fernanda Umbelino, o fato do filho ter familiaridade, desde pequeno, com a comida local.  

 

Fernando se alimentava de caramujos, frutas e folhas que sua mãe cozinhava com frequência. Muita gente se espantou que, ao ser encontrado, o menino estava bem nutrido e, durante todo o tempo em que ficou perdido não contraiu malária – uma doença muito comum na região. 

 

O pequeno foi localizado por acaso por um pescador – que, à primeira visão do menino, teve medo de estar diante de um fantasma maltrapilho. A comunidade onde vive fez uma festa para receber Fernando de volta. 

 

Hoje Fernando está com 18 anos.

 

Não perca a nova série SEM VOLTA, estreia 24 de março, às 23h15.

 

 

 


Fonte: Globo Repórter
Imagem: Shutterstock