Todos os horários
A&EXTRAS

Momo, o jogo viral que preocupa as autoridades da América Latina

Um novo jogo que se difundiu pelas redes sociais coloca em perigo milhares de adolescentes. Ele é chamado de Momo e é representado por uma personagem aterrorizante, de olhos saltados, pele pálida e com um sorriso sinistro. Sua imagem se popularizou pelo WhatsApp em forma de desafio viral. Mas as autoridades advertem que pode se tratar de algo muito mais sério que um simples jogo online.

A Unidade de Investigação de Delitos Informáticos da Promotoria Geral do Estado de Tabasco, no México, informou que tudo começou em um grupo do Facebook que desafiava os integrantes a comunicar-se com um número desconhecido. Vários usuários asseguraram que, ao enviar uma mensagem a Momo de um celular, obtinha-se uma resposta com imagens violentas e agressivas. Inclusive, há quem afirme que as respostas vinham com ameaças e revelando informações pessoais. 

O fenômeno se espalhou pelo mundo todo. A Polícia Nacional da Espanha também alertou a respeito, pontuando a importância de ignorar os desafios absurdos que entram em moda no WhatsApp. Porém, apesar das advertências, ainda há muita confusão. Quem é Momo, de onde veio e por que não é bom se envolver com o perigoso jogo?

Os investigadores estabelecem cinco possíveis razões: roubar informações pessoais, incitar o suicídio e a violência, abusar, extorquir e gerar transtornos físicos e psicológicos (ansiedade, depressão, insônia, etc.). Por esses motivos, os especialistas em crimes cibernéticos ressaltam a importância de não fomentar a cadeia de mensagens e evitar entrar em contato com números desconhecidos que possam colocar em perigo a vida dos jovens. 


Não perca o eletrizante EMERGÊNCIAS NOTURNAS - TAMPA - toda terça, 20h50!


Fonte: BBC