Os danos permanentes que uma criança nascida na prisão pode sofrer

A&Extras
Por AE Brasil el 03 de November de 2022 a las 20:49 HS
Os danos permanentes que uma criança nascida na prisão pode sofrer-0

Sylvana Beltrones Sánchez, deputada mexicana, afirma que os direitos das crianças nascidas nas penitenciárias do México são violados diariamente por falta de atenção médica, educação e alimentação adequada. Além disso, elas estão imersas em um ambiente de conflito constante, brigas, corrupção e criminalidade.

 

É por isso que ela está liderando o pedido de reforma de diversas leis, para tentar mudar a crua realidade enfrentada pelas crianças que nascem e vivem com seus pais na prisão, privados de qualquer liberdade e obrigados a conviver com a superlotação em celas pequenas, as quais dividem com até seis detentas, além de sua própria mãe.

 

“A condição da superlotação contribui para que elas sejam testemunhas de brigas, discussões e outras situações pouco adequadas para sua idade, como visitas íntimas, corrupção e criminalidade”, afirmou a deputada. Segundo as estatísticas, essa condição as torna propensas à orfandade, a viver nas ruas e a vícios; ou seja, a um contexto de criminalidade.

 

“De acordo com estudos recentes, os cérebros das crianças que crescem em ambientes estressantes, onde a violência é crônica, podem apresentar os mesmos efeitos que os cérebros de soldados em combate”, afirmou Sylvana.

 

E adicionou: “O fato de estar constantemente na defensiva ou no ataque eleva seus níveis de cortisol, o que as torna extremamente vulneráveis à depressão, ansiedade e a comportamentos violentos e agressivos. O cortisol em níveis elevados impede o desenvolvimento intelectual e a concentração, o que significa uma grande limitação para o seu futuro como estudantes”.

 

Não perca a nova série NASCIDOS NA PRISÃO. Toda terça, às 23h15.

 

 


Fonte: milenio.com
Imagem: Facebook