Os piores casos de negligência médica

A&Extras
Por AE Brasil el 03 de November de 2022 a las 20:49 HS
Os piores casos de negligência médica-0

Sem dúvida, todos nós já ouvimos algum caso de negligência de um profissional da saúde.

Extração de órgãos errados, instrumentos cirúrgicos esquecidos no corpo do paciente, condutas sexuais inapropriadas.

Pode-se pensar que os médicos que cometem esses erros são automaticamente suspensos e não podem mais exercer a medicina. Mas não é assim. 

Nos Estados Unidos, assim como em outros países, os médicos que cometem esses tipos de condutas são submetidos a processos disciplinares.

E muitos deles podem continuar atuando, enquanto os Conselhos Médicos dos estados onde eles exercem investigam as supostas negligências. 

Um relatório publicado pela revista Consumer Reports, com o título “O que você não sabe de seu médico pode machucá-lo”, mostra o quão comuns e terríveis são esses atos de negligência. 

Mostra também o quão difícil é para um paciente saber se seu médico já cometeu uma suposta negligência ou está respondendo a algum processo disciplinar. 

Entre os casos mais graves estão:

1. Uma pediatra sofreu 13 processos disciplinares por estar sob o efeito de drogas a tal ponto que sua capacidade para praticar a medicina com segurança ficou prejudicada. 

2. Um cirurgião ortopedista que estava tão desatento à fratura do fêmur de um homem que o paciente acabou com a perna amputada.

3. Um ginecologista obstetra que realizou uma cirurgia no ovário errado de uma paciente e retirou o que não tinha nenhum cisto. A mulher descobriu quando chegou em casa com uma dor insuportável. 

4. Um clínico geral que prescreveu mais de 4 milhões de doses de hidrocodona – um opioide derivado da codeína – em 15 meses.

5. Um psiquiatra que foi descoberto ingerindo bebida alcoólica durante seu turno.

6. Um urologista que foi preso por dirigir sob o efeito de álcool quando estava de plantão, com um teste de alcoolemia quase duas vezes maior que o permitido. 

7. Um neurologista que permitiu que seus assistentes (que ainda não tinham licença médica) dessem a seus pacientes analgésicos opioides  por bomba de infusão. Uma paciente recebeu mais de quatro vezes a dose apropriada e morreu no dia seguinte.

A investigação faz parte do chamado Safe Patient Project (Projeto para a Segurança do Paciente). 

Segundo o relatório, cerca de 500 médicos na Califórnia estão submetidos a processos disciplinares por atos que vão desde praticar a medicina sob o efeito de drogas ilegais até condutas sexuais inapropriadas com os pacientes.

Outros estão enfrentando acusações por cirurgias mal feitas ou homicídio por negligência. 

A Consumer Reports questiona: “Alguns desses casos nos levam a perguntar o que é necessário para que se suspenda ou revogue a licença de um médico”. 


Nesta segunda, a partir das 20h10, tem dobradinha de NCIS: LOS ANGELES e NCIS: NOVA ORLEANS. Não perca!