Todos os horários
A&EXTRAS

Por que os atores chineses têm parte da orelha censurada na tv?

O público da China se pronunciou nas redes sociais para expressar sua insatisfação com a decisão do governo de censurar as orelhas dos atores que usam brincos. Em diversas imagens de programas produzidos pelo iQiyi, um serviço de streaming similar à Netflix, podem se observar manchas pixeladas nos lóbulos das orelhas dos atores .

As imagens que você vê abaixo foram compartilhadas mais de 80 mil vezes pelos usuários do Weibo, a rede social mais popular da China, junto à hashtag (em chinês, claro): “Os atores não podem usar brincos”, para manifestar sua indignação com a censura e o exagero de controle governamental sobre a programação. 

Na China, todas as emissoras de TV são estatais e seus conteúdos são fortemente regulados para bloquear qualquer tema relacionado à cultura hip-hop, tatuagens e símbolos da comunidade LGBTQ. Os programas nacionais devem ser apresentados ao escritório do Partido Comunista com dois meses de antecedência para sua aprovação oficial. Os conteúdos estrangeiros podem levar ainda mais tempo. 

Com a propagação da internet e o aumento do consumo de programas pela web, as medidas foram se estendendo às plataformas digitais. No entanto, como resultado dos novos aplicativos de transmissão ao vivo, o controle ficou muito mais difícil para o governo chinês. 

Enquanto isso, é cada vez mais comum que os usuários das redes sociais tornem pública sua insatisfação perante a extensa lista do que é permitido ou não assistir. Inclusive há os que se utilizam de sarcasmo, como um usuário do Weibo que argumentou que se os homens que usam brincos são má influência, é preciso remover Genghis Khan dos livros de história. 


Nesta sexta, a partir das 20h10, tem dobradinha de NCIS: LOS ANGELES. Não perca!


Fonte: BBC | Imagens: bbc.com e Shutterstock