Prisões mexicanas: o preço da sobrevivência

A&Extras
Por AE Brasil el 03 de November de 2022 a las 20:49 HS
Prisões mexicanas: o preço da sobrevivência-0

No México, ser detento de uma penitenciária não significa apenas fazer aliados ou treinar ao ar livre, como vemos nos filmes. Lá, os presos precisam pagar para obter todos os seus direitos: desde dormir deitado e beber água até evitar surras. Acredita-se que, para sobreviver em condições de calma mínima, é necessário pagar em torno de 300 dólares por mês.

 

A Comissão Nacional dos Direitos Humanos (CNDH) diz que o problema das taxas informais que os detentos têm que pagar costuma ser pior nas prisões estaduais. Desde o primeiro momento em que pisam na cadeia, eles precisam arcar com o preço da roupa bege que vão usar, um pedaço de cimento para dormir e uma manta. Além disso, é preciso desembolsar para ir ao banheiro ou até mesmo para sair um pouco das celas.

 

Esses pagamentos são feitos, na maioria dos casos, pelos familiares dos presos, que, muitas vezes, vão à falência porque não têm de onde tirar o dinheiro para lhes dar. Os detentos têm que pagar até quando os mesmos familiares vão visitá-los e, inclusive, para que o guarda lhes avise que chegaram!

Você acha que os presos deveriam trabalhar para pagar seus gastos na cadeia?

 

Enquete OS PRESOS DEVEM TRABALHAR PARA PAGAR SUA ESTADIA NA PRISÃO?

 


Fonte: http://www.bbc.com
Imagem: Shutterstock