Putin revela arsenal nuclear assombroso e deixa o planeta em alerta

A&Extras
Por AE Brasil el 03 de November de 2022 a las 20:49 HS
Putin revela arsenal nuclear assombroso e deixa o planeta em alerta-0

Em um ato que lembrou os momentos mais sombrios da Guerra Fria, o presidente russo, Vladimir Putin, alertou os Estados Unidos sobre uma nova “guerra mundial”, apresentando um arsenal nuclear sem precedentes.

Apesar de parecerem saídos de um filme de ficção científica, os protótipos do novo armamento russo apresentados em Moscou “existem e funcionam bem”, segundo Putin.

“Insisto: nenhum país no mundo tem, hoje em dia, as armas que nós possuímos”, ele afirmou. “O sistema antimísseis norte-americano será inútil e não terá nenhum sentido”, acrescentou.

A Casa Branca, por sua vez, insistiu em acusar a Rússia de violar os tratados de não proliferação nuclear e declarou que o anúncio do presidente russo é uma confirmação disso.

Mas, o que se sabe sobre essas novas armas?

1) Sarmat: sistema pesado de mísseis intercontinentais - De acordo com Richard Galpin, correspondente da BBC, o Sarmat é um substituto dos mísseis Voyevoda da era soviética, com um novo sistema que não tem limites de alcance e que “pode atacar objetivos tanto no Polo Norte quando no Polo Sul”.

2) Míssil de cruzeiro de propulsão nuclear (sem nome definido ainda) - É um míssil de cruzeiro, similar ao aerotransportado Kh-101 ou ao Tomahawk americano, mas que possui uma pequena central de energia nuclear “superpoderosa e de alcance ilimitado” dentro dele.

3) Sistema subaquático de propulsão nuclear (sem nome definido ainda) - O novo armamento não somente vai atacar pela terra ou pelo ar, mas também pelo mar. Sãi veículos subaquáticos não tripulados que podem funcionar a partir de grandes profundidades e com um alcance intercontinental a uma velocidade  muito superior à dos submarinos, dos últimos torpedos ou qualquer tipo de navio de superfície, incluindo os mais rápidos.

4) Kinzhal: mísseis hipersônicos de lançamento aéreo (“Daga”) - Com um alcance de 2 mil quilômetros, o Kinzhal é uma plataforma de lançamento aérea hipersônica de alta precisão e sua velocidade o torna irreconhecível aos sistemas atuais de defesa antiaérea.

5) Avangard: mísseis estratégicos com unidade hipersônica planadora - Esta arma se distingue de outras existentes por sua capacidade de voar na atmosfera a distâncias intercontinentais e a uma velocidade hipersônica de quase 25.000 km/h.

6) Sistema de armas laser (sem nome definido ainda) - Putin afirmou que seu país havia dado um passo considerável também na criação de “armas laser”.


Não perca a nova temporada de NCIS: LOS ANGELES - Toda sexta, a partir de 9 de março, às 20h50


Fonte: BBC