Horror nas prisões brasileiras: canibalismo e decapitações são parte do cotidiano

A&Extras
Por AE Brasil el 03 de November de 2022 a las 20:49 HS
Horror nas prisões brasileiras: canibalismo e decapitações são parte do cotidiano-0

Uma investigação especial permitiu que um promotor da justiça entendesse como os detentos das penitenciárias do país determinam os julgamentos e punições aos seus companheiros presidiários, incluindo linchamentos, estupros, decapitação e até canibalismo.

 

Eles te colocam contra a própria condição humana”, afirmou Gilberto Câmara França Júnior, após mais de dois anos investigando os crimes intramurais que deixam o Brasil em risco de receber sua primeira condenação pela Corte Interamericana de Direitos Humanos por causa da situação das penitenciárias do país.

 

O Brasil possui a maior população carcerária da América Latina e a quarta em nível mundial, depois dos EUA, China e Rússia. “Esse aumento progressivo nas prisões traz uma série de problemas de gestão, favorecendo inclusive a consolidação das facções criminais (...). O número de mortes violentas nos presídios é seis vezes maior que a média nacional de homicídios, que já é bastante elevada”, afirmou Renato De Vitto, diretor geral do DEPEN (Departamento Penitenciário Nacional).

 

Várias decapitações de presidiários foram denunciadas no último ano, as quais ocorreram ou por ajuste de contas ou durante motins em diferentes penitenciárias do país. Alguns casos foram inclusive filmados e chegaram aos meios de comunicação no ano passado.

Horror nas prisões brasileiras: canibalismo e decapitações são parte do cotidiano - 1


FONTE: bbc.com

IMAGEN: Shutterstock