Trauma de guerra: a dor da alma do soldado

A&Extras
Por AE Brasil el 03 de November de 2022 a las 20:49 HS
Trauma de guerra: a dor da alma do soldado-0

Muitos soldados são transformados em armas perfeitas de guerra, mas depois que deixam a zona de conflito, alguns deles retornam com sérios traumas psicológicos: são incapazes de viver em sociedade e com familiares, ou de arranjar um emprego. Muitos desenvolvem um sério problema conhecido como transtorno de estresse pós-traumático (TEPT), que inclui lembranças frequentes da guerra, pesadelos e paranoias constantes.

Quem sofre do trauma pode usar qualquer artifício para tentar esquecer suas experiências ruins. Vícios em álcool, maconha, cocaína e remédios são bastante comuns. Muitos veteranos podem também se isolar, ou se sentirem traídos por todos - inclusive por Deus. Alguns não se conformam jamais com os acontecimentos na guerra, como a perda de companheiros ou as vidas que precisaram ser tiradas durante o combate. A soma de tudo isso pode levar ex-soldados a saídas extremas como o suicídio.

Nem todo o soldado que vai para uma guerra poderá desenvolver o transtorno de estresse pós-traumático, porém o tipo de conflito de "guerra ao terror", que ultimamente tem caracterizado os confrontos, está elevando esse tipo de problema psicológico, de acordo com os especialistas.

Guerra ao terror

Antigamente, as guerras eram mais bem definidas, com combates menos complexos e inimigos mais claros. Recentemente, os conflitos envolvem civis, cidades, guerrilhas, são longos e difíceis. Um estudo de 2004 indica que 40% dos soldados que voltaram da guerra contra o terror procuraram tratamento psicológico.

Outra questão é que nem todos procuram ajuda. Um estudo do Departamento de Defesa dos EUA mostra que 60% dos fuzileiros navais que estiveram no Iraque e apresentaram sintomas de depressão grave e TEPT não foram atrás de tratamento, pois temiam que isso prejudicasse a sua carreira ou provocasse um tratamento diferenciado dos colegas.

 


Fonte: Superinteressante

Imagem: SpeedKingz/Shutterstock.com