Trump pede que México tente frear migrações para os EUA

A&Extras
Por AE Brasil el 03 de November de 2022 a las 20:49 HS
Trump pede que México tente frear migrações para os EUA-0

A renegociação do Tratado de Livre Comércio (TLC) entre os Estados Unidos, Canadá e México passa por momentos turbulentos. Um dos desafios é a ameaça do presidente dos EUA, Donald Trump, que pretende sujeitar o acordo à modificação da política migratória mexicana. 

“O México, cujas leis de imigração são muito duras, deve evitar que as pessoas viajem pelo México até os Estados Unidos”, declarou Trump em sua conta de Twitter, aludindo aos imigrantes da América Central que passam pelo México para cruzar a fronteira com os Estados Unidos. 

Trump foi ainda mais longe quando adicionou: “Pode ser que essa seja uma condição do novo acordo do Tratado de Livre Comércio. Nosso país não pode aceitar o que está acontecendo! Além disso, devemos receber rapidamente os fundos para o muro”.

Há meses o México vem advertindo que a política migratória é uma decisão que não deveria se envolver com as negociações do TLC, vigente desde 1994. No último mês, o ministro de relações internacionais do México, Luis Videgaray, respondeu à ameaça de Trump: “O México decide sua política migratória de maneira soberana, e a cooperação migratória com os Estados Unidos acontece se for de interesse do México”. 


Não perca NCIS: LOS ANGELES - Quarta, 20h40


Fonte: El País