Um estudo revela que deixar a internet é tão difícil quanto largar as drogas

A&Extras
Por AE Brasil el 03 de November de 2022 a las 20:49 HS
Um estudo revela que deixar a internet é tão difícil quanto largar as drogas-0

Um estudo publicado na revista Plos One revelou que as pessoas com dependência à internet (IAD, na sigla em inglês) apresentaram sintomas de abstinência física parecidos com os da abstinência por cannabis, álcool e opiáceos quando estavam “desconectadas”.

 

Para chegar a esse resultado, os pesquisadores recrutaram 144 participantes e os entrevistaram sobre o uso da internet. O número médio foi de 5 horas online por dia. Quase 38% dos participantes disseram que passavam menos de 3 horas por dia online. Já 38,9% informaram passar de 3 a 6 horas por dia online, 9% relataram passar de 6 a 9 horas por dia na internet, e 13,9% informaram passar mais de 9 horas por dia em frente à tela do seu computador.

Um estudo revela que deixar a internet é tão difícil quanto largar as drogas - 1

Em seguida, submeteram os participantes a um período de 2 horas sem internet, seguido de um período de 15 minutos nos quais poderiam navegar em seus telefones. Dois minutos antes de terminar a sessão, foi medida a frequência cardíaca e a pressão arterial dos participantes: havia aumentado consideravelmente.

Um estudo revela que deixar a internet é tão difícil quanto largar as drogas - 2

“Esses efeitos que ocorreram naqueles que tinham IAD maior são parecidos com os observados em pessoas após deixarem substâncias depressoras, como o álcool, a cannabis e os medicamentos à base de opiáceos”, escreveram os autores do estudo. “Por isso, o padrão dos resultados do estudo atual sugere que aqueles com IAD mais alto podem experimentar efeitos similares aos observados com as substâncias ‘sedativas’”.

 

O estudo também analisou o estado psicológico dos participantes antes e depois do período de uso da internet e descobriu que “tirar a conexão daqueles que tiveram maior pontuação de IAD aumentou seu estado de ansiedade e mau humor”.

 

Quer aprender como ler cada pessoa? Então não perca BULL, a nova série do A&E onde um verdadeiro mestre em psicologia consegue combinar intuição e tecnologia para decifrar qualquer júri, advogados e testemunhas. Toda quinta, às 23h15.

 


FONTE: vice.com
IMAGEM: Shutterstock, Inc.