Um exame médico que pode fazer com que não nasçam mais bebês com síndrome de Down

A&Extras
Por AE Brasil el 03 de November de 2022 a las 20:49 HS
Um exame médico que pode fazer com que não nasçam mais bebês com síndrome de Down-0

A maioria das pessoas tem 23 pares de cromossomos, mas, quando existe uma cópia extra do cromossomo 21, significa que há síndrome de Down. Isso quer dizer que o indivíduo tem um desenvolvimento diferente, e pode ser que haja dificuldades na aprendizagem e, eventualmente, problemas de audição, tireoide, intestino ou coração. E tudo isso se a pessoa conseguir nascer.

 

No Reino Unido, 90% das pessoas que descobrem essa alteração genética em seus bebês durante a gestação decidem abortar. Os exames comuns têm somente 85 a 90% de precisão, com uma margem de erro perigosa de 2,5%, enquanto os testes mais exatos (como a amniocentese) têm um alto risco de provocar abortos espontâneos.

 

Atualmente, há um novo teste não invasivo (chamado NIPT), que pode detectar esse tipo de alteração genética com 99% de exatidão, sem falsos positivos nem abortos espontâneos. A pergunta que se faz, então, é: como isso afeta a gravidez? Na Islândia, o exame já é bastante utilizado e quase 100% das grávidas com diagnóstico positivo optam por abortar.

 

Sally Phillips, a famosa atriz britânica que atua nos filmes de Bridget Jones, afirma que é difícil aceitar o fato de que há pais que não querem ter seus filhos com síndrome de Down. Olly, o mais velho de seus três filhos, tem essa alteração genética e só mudou sua família para melhor. Ele tem qualidades que outros membros da família não possuem, como estar realmente atento às pessoas e detectar o que elas sentem. Sally está de acordo com a implementação generalizada do NIPT no seu país, mas acha que as perguntas sobre como a síndrome de Down afeta a vida de um filho ou de toda a família não podem ser respondidas com um exame de sangue.

 

Conheça mais histórias sobre síndrome de Down na nova temporada de MINHA VIDA COM SÍNDROME DE DOWN. Toda terça, às 20h.

 

 


FONTE: www.bbc.com/mundo
IMAGEM: Shutterstock, Inc.